O Garoto e os Pregos
Era uma vez um garoto com um temperamento muito explosivo. Ele tinha dificuldade em controlar sua raiva e frequentemente dizia coisas que magoavam os outros. Um dia, seu pai lhe deu um saco de pregos e disse que, cada vez que ele perdesse a paciência, deveria pregar um prego na cerca de madeira no fundo do quintal.
No primeiro dia, o garoto pregou 37 pregos na cerca. Nas semanas seguintes, enquanto ele aprendia a controlar sua raiva, o número de pregos martelados diariamente começou a diminuir. Ele descobriu que era mais fácil controlar seu temperamento do que pregar aqueles pregos na cerca.
Continua após a publicidade
Finalmente, chegou o dia em que o garoto não perdeu a paciência nenhuma vez. Ele contou ao pai sobre isso e o pai sugeriu que ele deveria, agora, tirar um prego para cada dia que conseguisse controlar seu temperamento.
Os dias passaram e, eventualmente, o garoto foi capaz de remover todos os pregos da cerca. O pai pegou o filho pela mão e o levou até a cerca. Ele disse: "Você fez bem, meu filho, mas olhe para os buracos na cerca. A cerca nunca será a mesma. Quando você diz coisas com raiva, elas deixam uma cicatriz, assim como esses buracos. Não importa quantas vezes você peça desculpas, a ferida ainda estará lá."
---
Essa história ilustra a importância de controlar o temperamento e ser cuidadoso com as palavras e ações, pois elas podem deixar marcas duradouras nas pessoas ao nosso redor.

Comentários
Postar um comentário